Vetorização/Shape

Programa necessário: Photoshop

1. Faça um desenho, digitalize-o e abra-o no Photoshop. (Se não tiver como escanear, ou desenhar não tem problema, apenas prossiga).

2. Clique na ferramenta Pen Tool (Caneta - P) e certifique-se que sua barra de ferramentas superior esteja com os seguintes objetos selecionados:



3. Crie pontos em volta do seu desenho.. quanto menos pontos melhor, mas crie pontos de um modo que entre um e outro seja possível criar uma curva. Na figura abaixo contornei um olho, na parte arredondada não coloquei ponto, coloquei apenas nas extremidades.



4. Feita a forma reta, aplicaremos curvas. Clique na ferramenta Direct Selection Tool (Seleção direta - A).



5. Com a ferramenta selecionada, crie um ponto onde você deseja criar a curva. Para isso, clique com o botão direito do mouse e depois em Add anchor point (Adicionar ponto de curva ou adicionar curva).



6. Segure e arraste até a forma desejada.



7. Para mudar a cor, abra a janela Layers (Camadas) e dê um duplo clique em cima do quadrado onde está a cor da sua shape.



8. Ao ficar da forma desejada, faça outra parte do desenho. Você pode usar formas já criadas, como o retângulo e o círculo e depois editá-las com a Direct Selection Tool.



9. A shape pode ficar com algum sobra indesejada, para apagar crie outra shape em cima mas com modo de exclusão selecionado. Para isso selecione a shape criada e clique na Pen Tool, na barra superior escolha a opção Subtract from shape area e desenhe a parte que deseja apagar.



10. Essas foram as dicas básicas para vetorizar-se um desenho usando o photoshop; fazendo isso no desenho todo, ficará assim:


* Você pode aplicar luz e sombra desenhando outras shapes e mudando o tom da cor usada. (como as mechas do cabelo, nariz..) além disso pode usar degradê, aplicando um estilo a sua shape (como nas bochechas e cabelo) - em Layer - Layer style - Blending options (Camada - Estilo da camada - opções de mesclagem)

11. Com essas mesmas ferramentas se criam pacotes de shapes para photoshop. Depois de feita a forma, selecione-a (clicando na layer/camada dela) clique em Edit - Define custom Shape - OK.



Espero que esse tutorial tenha ajudado, se ajudou, credite-me , se não ajudou me mande um comentário para me ajudar a melhorá-lo.